Renata Sguissardi Rosa, especial para Gazeta do Povo
16/12/2022
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Confira aqui alguns trechos da materia e leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/brde-primeiro-banco-fomentos-verde-do-brasil/
“BRDE Labs
Criado para conectar e fomentar o ecossistema de inovação, o BRDE Labs está hoje em sua terceira edição e aconteceu em parceria com a Hotmilk. Este ano o tema central foi ESG. “Nós damos a oportunidade para nossos clientes e parceiros terem acesso ao processo de inovação aberta e experimentar, na prática, a troca de saberes”, conta Lisiane Astarida, gerente de planejamento e novos negócios do BRDE. Ela explica que essas empresas são chamadas âncoras e elas se comprometem a acompanhar as startups selecionadas e colocarem uma equipe para dialogar ao longo do processo, que dura quase um ano.
Em 2022, foram inscritas no programa 163 startups, com 288 propostas de soluções para os desafios dispostos para solucionar. Com o processo de captação, 71 startups passaram para a fase de pitch ao vivo. Após o fim da segunda fase, foram selecionadas 19 empresas e 23 soluções, que prosseguiram para a fase de imersão.
Durante a última fase do BRDE Labs as empresas âncoras selecionaram as startups com as melhores resoluções dos problemas apresentados, para a aceleração. Entre elas está a Sustain, plataforma online de sistematização e gestão de indicadores de desempenho e resultado (qualitativos e quantitativos), com estabelecimento e monitoramento de programas, metas e planos de ação. Com sede em Curitiba, a empresa opera desde abril deste ano. A cofundadora da startup, Rafaela Francisco, aponta que, além do aprendizado ao longo do processo, foi possível estabelecer novas parcerias. “Ganhamos em autoconhecimento e na integração entre empresas. A validação do nosso negócio, saber que há demanda e que seremos bem aceitos no mercado também foi importante”, completa Rafaela.”…