gestão de fornecedores

Importância da Gestão de Fornecedores

Plataforma Sustain – a ferramenta customizada de gestão de Fornecedores

A gestão de fornecedores é uma prática adotada pela grande maioria das empresas, que têm o desafio permanente em engajar e comprometer a cadeia de suprimentos com os ideais, princípios e valores da organização, sendo primordial para o bom funcionamento dos negócios.

As questões de ESG e de sustentabilidade são responsabilidades que todas as partes precisam observar. O respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, as relações justas de trabalho, a transparência empresarial são exemplos de temas que devem ser cumpridos e assegurados pelas empresas. Portanto, a gestão de fornecedores trata também de riscos sociais e ambientais em toda a cadeia de fornecimento de uma empresa.

A gestão pode envolver a seleção, a homologação, o acompanhamento e o engajamento com fornecedores sobre seus impactos socioambientais e práticas ESG. De uma maneira geral esta avaliação é realizada considerando critérios que sejam importantes para a empresa compradora, e demonstra o comprometimento desta em relação à seus fornecedores, incentivando ações voltadas para a melhoria do desempenho de toda a cadeia.

Este tema é muito relevante pelo fato de incidentes negativos ocorridos na cadeia de valor poderem impactar negativamente a empresa que recebe os produtos e serviços, tanto do ponto de vista reputacional quanto comercial, operacional e legal.

A Plataforma Sustain possui um sistema que permite o controle de requisitos, documentos e indicadores essenciais juntos aos fornecedores, a elaboração de uma Matriz de Riscos e a gestão de tudo isso em tempo real, auxiliando a tomada de decisão. É uma ferramenta completa, customizável e eficiente para a gestão de fornecedores, que possibilita ainda a coleta e validação das evidências, a avaliação de desempenho, o estabelecimento de programas e acompanhamento de metas, com controle de responsáveis e prazos.  

A ferramenta ainda permite análises agregadas, comparativos e ranqueamentos com a obtenção de índices de desempenho (individuais e agregados).

Permite ainda a gestão diferenciada de requisitos e indicadores obrigatórios com o estabelecimento de metas automáticas para assegurar o seu total atendimento.

Aborde questões de ESG e de sustentabilidade junto aos fornecedores usando informações essenciais, confiáveis ​​e precisas para ajudar a mitigar os riscos e os danos à reputação da empresa.