ABNT 2030

ABNT 2030

Gestão ESG na Plataforma Sustain

O termo ESG foi empregado pela primeira vez em 2004, em uma publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas e instituições financeiras, mas nos últimos três anos é que teve um expressivo crescimento no Brasil e atualmente está presente em todos os segmentos da economia.

Esta sigla é utilizada para abordar a transparência dos negócios, as práticas das empresas voltadas ao meio ambiente e como as organizações lidam com fatores sociais, administrativos e estratégicos.

Ao definir a relevância e importância das dimensões do ESG no seu negócio, como por exemplo, mudanças climáticas, ecoeficiência, uso de recursos naturais,  igualdade de gênero, diversidade, inclusão e governança organizacional, ao incorporar critérios, estabelecer métricas de mensuração de desempenho e comunicar estas informações aos seus stakeholders, demonstra o compromentimento da empresa quanto ao  seu modelo de gestão e tomada de decisão, de maneira a direcionar os recursos ao atendimento dos grandes desafios socioambientais.

O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Tamanha relevância culminou na publicação recente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de uma norma com os conceitos e princípios ESG, que apresenta os passos necessários e os critérios ambientais, sociais e de governança que as organizações podem adotar.

As organizações já perceberam que assumir uma agenda ESG tem se tornado essencial para a sua sobrevivência. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, permite um melhor envolvimento e engajamento dos stakeholders, auxilia na gestão de riscos e gera valor no longo prazo.

Em uma pesquisa realizada com signatários do Pacto Global apontou que 78% das organizações respondentes inseriram ESG em suas estratégias de negócio e os impactos positivos influenciaram principalmente a reputação e imagem da empresa e a otimização de recursos.

O crescente interesse na performance de ESG das empresas incentivou a Sustain a criar uma plataforma de gerenciamento de critérios e indicadores de sustentabilidade, que podem ser utlizados para acompanhamento do desempenho da própria empresa e de seus stakeholders.

A Plataforma Sustain permite a customização total de critérios e indicadores ESG que são essenciais para o seu negócio. Além de contar com uma série de indicadores relacionados à normas e metodologias amplamente reconhecidas, a organização pode inserir seus próprios critérios, customizar check list, acompanhar programas e metas, coletar e registrar documentos. Também é possível realizar o acompanhamento de indicadores chave de Performance (KPI), através do monitoramento de dados numéricos, como por exemplo consumo de água, geração de resíduos, consumo de energia. Todas estas informações podem ser visualizadas em tempo real, por meio de gráficos, relatórios e Dashboard interativo.

As empresas que possuem ESG no seu planejamento estratégico garantem um ambiente mais transparente e inclusivo, podem ser vistas como mais sustentáveis, éticas e resilientes, o que pode atrair investidores e melhorar sua reputação. A adoção dessas práticas ESG é fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas e alinhadas as tendências do mercado global.