sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade faz sentido para as empresas?

Por que a mensuração da sustentabilidade corporativa é imprescindível?

Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que atende a um conjunto de variáveis interdependentes, integrando as questões sociais, econômicas e ambientais. Por que a mensuração da sustentabilidade corporativa é imprescindível?

As organizações devem gerenciar as diversas pressões sobre seus negócios relacionadas ao meio ambiente, decorrentes da redução de recursos naturais, legislações ambientais mais restritivas, poluição hídrica, uso ineficiente de recursos, gerenciamento de resíduos, mudança climática, perda de biodiversidade, entre outros. Nenhuma empresa deseja que seu nome seja vinculado a uma prática de negócios não sustentável ou se tornar conhecida por seus impactos negativos ao meio ambiente.

Criar e gerenciar uma estratégia de sustentabilidade faz sentido do ponto de vista econômico. De acordo com o “Relatório de Riscos Globais 2020” do Fórum Econômico Mundial – que entrevistou 750 especialistas globais sobre suas maiores preocupações – metade dos 10 maiores riscos de longo prazo citados estão relacionados ao clima. E essas preocupações pesam sobre as tendências econômicas de curto e longo prazo.

O processo de busca do desenvolvimento sustentável pressupõe proatividade, visão de longo prazo, participação da sociedade, acompanhamento de resultados. Os indicadores apontam a situação atual, as metas a serem alcançadas e possibilitam a correção de rumos e mudanças de comportamento.

A mensuração da sustentabilidade corporativa é imprescindível para que as organizações internalizem esse conceito e possam fazer frente às ameaças e aproveitar as oportunidades decorrentes deste processo, inserindo-a no processo de decisão de todos os níveis organizacionais. Essa mensuração pode ser feita por meio de índices ou conjuntos de indicadores.

A antecipação a regulamentações governamentais futuras, a redução de custos, a melhoria da imagem  e a possibilidade de atrair de novos investimentos são alguns motivos que podem levar as empresas a aderirem a programas de sustentabilidade.  Desta forma, o reconhecimento do avanço das organizações além do que está previsto em lei e seus esforços para ter uma produção ambientalmente mais adequada são objetivos a serem alcançados.

Foto: Rafael Palharim Tobias