Plataforma Sustain e metodologias

Plataforma Sustain: Sustentabilidade em Cadeia objetivos, metodologias e alinhamentos

Objetivos da Plataforma Sustain: a Sustain foi criada com a finalidade de estabelecer uma sistemática de avaliação da cadeia de fornecedores quanto a critérios de sustentabilidade de uma forma rápida, segura, eficaz e integrada. Sabemos que a Sustentabilidade está focada na capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. E esse também é o nosso desafio!

Os critérios e indicadores ambientais foram selecionados utilizando ferramentas de sustentabilidade amplamente empregadas. A norma ISO 14.001, internacionalmente reconhecida, foi utilizada para estabelecer alguns requisitos de gestão ambiental que são essenciais para auxiliar o gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais da organização.  Já a norma ISO 14.031 trata da avaliação de desempenho como uma ferramenta para identificar oportunidades de melhoria na gestão dos aspectos ambientais e melhorar a eficiência e eficácia dos processos, comparando, através de indicadores, os resultados atingidos com as metas estabelecidas pela organização. Portanto, a adoção dessas normas da série ISO 14.000 além de demonstrar a preocupação com o meio ambiente, possibilita que a empresa assuma posturas proativas com relação às questões ambientais e obtenha capacidade para se adaptar às mudanças que o mercado exigir.

A Plataforma Sustain está alinhada com os princípios do Pacto Global, possui algumas diretrizes e indicadores que auxiliam na elaboração de relatórios de sustentabilidade, como o Global Reporting Initiative (GRI). Adicionalmente, foram verificados os Indicadores Ethos e a ISO 26.000, que visam o planejamento das práticas de responsabilidade social empresarial, assim como, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

A metodologia permite ainda que os critérios ambientais sejam ranqueados em níveis que vão desde o estabelecimento de iniciativas e práticas de gestão ambiental em um estágio inicial, passando pela adoção de medidas de eficiência em seus processos e atingindo o estágio mais elevado, onde a organização demonstra engajamento e postura pró-ativa quanto as questões ambientais.

Conheça mais sobre os objetivos e Metodologias da Sustain!

3 thoughts to “Plataforma Sustain: Sustentabilidade em Cadeia objetivos, metodologias e alinhamentos”

Comentários fechados.